segunda-feira, 24 de maio de 2010

A Mente e Suas Armadilhas



Muitas vezes, quando nos vemos diante de uma situação desfavorável ou quando nada acontece da forma que esperávamos, nos tornamos vítimas de nossas angústias e ansiedades. A chave para que possamos superar esses sentimementos é a conscientização dos processos que envolvem nossa mente.

Toda vez que desejamos intensamente algo, e este desejo é frustrado, nossa mente nos conduz a uma verdadeira dramatização daquele acontecimento, como se aquilo fosse uma verdadeira tragédia. A intensidade de nossos desejos é sempre determinada pelo grau de sentimentos e emoções que eles envolvem.

Geralmente, quando esses desejos estão ligados ao aspecto sentimental, - aquele momento da vida no qual costumamos depositar todas as nossas esperanças de realização -, são os que mais fortemente nos levam a um estado de depressão.

Para superar tudo isso precisamos refletir, analisar tudo sem escrupulos, porque sempre colocamos no outro a responsabilidade de determinar nosso valor. E o mais importante, não permitir que este tipo de situação assuma uma posição existencial, como se nossa própria sobrevivência fosse ameaçada.

Nosso ego sempre nos leva à posição de vítimas e nos faz colocar o outro no papel de vilão. Porém, precisamos nos lembrar de que ninguém pode nos destruir ou abalar nossa segurança, se não lhe dermos este poder.

O melhor meio de evitarmos as armadilhas da mente é aprender a manter-se alerta e consciente de nossas próprias virtudes. A auto estima é a solução para que nos blindemos contra qualquer forma de rejeição ou frustração.

"Por que levar tudo tão a sério?

Olhe para o espaço, olhe para trás, olhe para frente, olhe para todas as dimensões do que você é, do que sua vida é. Ela parece um sonho comprido e todas as coisas que você leva tão a sério neste momento se tornam inúteis no próximo momento. Você pode nem mesmo se lembrar daquilo.

Lembre de seu primeiro amor, quão sério ele era. A vida dependia dele. Agora você, absolutamente, não se lembra; ele está esquecido. E do que quer você esteja pensando que sua vida depende hoje, será esquecido. A vida é um fluxo, nada permanece. Ela é como um filme passando, tudo se transforma em outra coisa. Mas, no momento, você sente a coisa muito seriamente e fica perturbado".

Osho, The Book of the Secrets.



Dica de Filme:

 

Nenhum comentário: