sábado, 8 de maio de 2010

O Medo do Novo



O inesperado aconteceu !!! O que parecia distante quase impossível .. ACONTECEU !!! 
E agora ? O que fazer ? Como agir ?

Esse é o típico pensamento quando nos deparamos com o inesperado.Como prever tal fato?. IMPOSSÍVEL !!! Não existem situações inesperadas. Existe sim a dificuldade do ser humano em se adaptar ao novo. Porque tememos o novo?

Sempre que passamos por uma mudança em nossa vida, nos vemos tomados por um temor de que algo de ruim aconteça. De que se não fizermos exatamente daquela maneira, algo terrível acontecerá. Geralmente isso acontece porque nos acostumamos a procurar por segurança, por situações confortáveis.

Embora a existência terrena seja feita de constantes mudanças, nós, seres humanos, insistimos em ter uma vida estável, onde nada nos surpreenda.

É compreensível que uma situação ainda não experimentada nos surpreenda. O que quero dizer é que não deveríamos encarar a mudança como algo ruim e sim uma oportunidade de aprender, de buscar coisas novas, conhecer novas pessoas, expandir os horizontes.

O grande problema é que sempre desejamos ter respostas para todas as ocasiões e acreditamos que existe sim a possibilidade de ter a receita para sairemos bem em qualquer situação.

Isso é comum, por incrível que pareça. Por isso devemos aprender a lidar com a vida, com a inocência e com o deslumbramento de uma criança.

Seguir nosso coração é essencial pois somente ele é nosso melhor conselheiro. Ouvir nossa criança interior é encarar esse medo e correr em direção a imensidão deste oceano. Como uma criança corre, eufórica, entusiasmada, sem medo de seguir em frente, sem medo de sentir a água em seu corpo, o sol aquecendo sua alma, colecionando conchas e construindo castelos. Enfim, acreditar na capacidade de vencer as dificuldades é o único meio de avançarmos em direção ao novo sem qualquer receio.

...Apenas ser é tão miraculoso, apenas respirar é tão miraculoso. Apenas respirar e apenas ser – nada mais é necessário para uma pessoa religiosa. Estar preenchido pelo mistério. E quando alguém está preenchido pelo mistério, o louvor desperta, e o louvor é uma prece. Quando você vê esta maravilhosa existência, você começa a louvá-la. No seu louvor, a prece surge. Você diz: ‘Sagrado, sagrado, sagrado’. É sagrado. É tão belo e tão sagrado.

OSHO

Nenhum comentário: