sexta-feira, 16 de abril de 2010

A Mentira e Suas Faces


Há momentos na vida em que, graças aos mecanismos de nossa inteligência, aprendemos a mentir. Mentimos manipulando palavras, ocultando gestos, agindo de forma conveniente para aliviar tensões. Sempre achamos uma maneira de esconder aquele traço de nossa personalidade que não nos agrada muito assumindo uma maneira de ser e agir mais oportuna.

As possibilidades de driblarmos a verdade são tantas que o mais sensato seria olhar o ser humano com aquela habitual desconfiança - até que se prove o contrário.

Ainda que o medo e a insegurança faça parte da natureza humana, fingimos que tudo está sob controle e que nada nos abala.  Mentimos para não parecer frágeis e inferiores diante daqueles que se julgam fortes.

Nesse teatro diário, alimentamos o círculo vicioso da dissimulação. Minto para impressionar você, que me impressionou muito com aquele jeito fingido de ser – mas que me pareceu genuíno. Não seria mais fácil se todos admitíssemos que não somos super-heróis e que não há nada que nos proteja das incertezas do futuro?

Em geral, quem não aceita o próprio corpo evita praias e piscinas. Diz que não gosta de sol, quando, na verdade, não tem estrutura para mostrar publicamente aquilo (a gordura, a magreza ou qualquer outra imperfeição) que abomina. É o mesmo mecanismo usado pelos tímidos, que não se entusiasmam muito por festas e locais públicos. Em casa, não precisam expor sua dificuldade de se relacionar com desconhecidos.

Há, no entanto, um tipo perverso de falsidade: a premeditada. Pessoas dispostas a se dar bem costumam vender uma imagem construída sob medida para tirar vantagem.

Um homem extrovertido e aparentemente seguro, independente e forte pode ter criado esse estereótipo apenas para cativar uma parceira romântica. Depois de conquistá-la, revela-se inseguro, dependente e egoísta.

Mulheres sensuais podem se comportar de maneira provocante para despertar o desejo masculino – e sentir-se superiores aos homens e mulheres. Vendem uma promessa de intimidade física alucinante que raramente cumprem, pois são, em geral, as mais reprimidas sexualmente. Esse apelo erótico funciona como atalho para a superação dos diversos conflitos e problemas de ordem sexual que apresentam, mostrando o quão infelizes são, por mentirem; por ostentar aquilo, quando na realidade o que mais querem e invejam, é ser aquela que não tem experiência alguma, a virgem, a que esta á espera de um relacionamento saudável com alguém que se ama e deseja.

Não há como deixar de apontar a superioridade moral daqueles que mentem por fraquezas quando comparados aos que obtêm vantagens com sua falsidade. O primeiro grupo poderia se distanciar ainda mais do segundo se acordasse para uma verdade óbvia e fácil de enfrentar. Aquele que me intimida é tão falível e frágil quanto eu. E – nunca é demais lembrar – para ele, eu sou o outro que tanto lhe mete medo.

Bom é isso !! Senti uma vontade imensa em falar sobre este tema tão complicado e polêmico. Afinal, quem nunca mentiu ?

Nenhum comentário: